Doença Celíaca, o que é e como tratar?

  Postado em   por   2 comentários

O que é Doença Celíaca?

DC- Doença Celíaca, o que é?

A Doença Celíaca, ou DC, é um distúrbio autoimune do intestino delgado que se caracteriza pela intolerância permanente ao glúten. Ela surge em pessoas geneticamente predispostas (hereditário) e pode se desenvolver em qualquer idade. Estima-se que afeta uma em cada 100 pessoas no mundo, e se não tratada, pode levar a outras doenças autoimunes como: diabetes tipo 1, esclerose múltipla, dermatite herpetiforme, anemia, osteoporose, enxaquecas e câncer intestinal.

Sintomas da Doença Celíaca

Cada pessoa pode ter sintomas diferentes, pois são cerca de 300 sintomas conhecidos. Os principais sintomas incluem: dor e desconforto do sistema digestivo, obstipação, diarréia crônica, anemia, fadiga, insuficiência de vitaminas e carência de nutrientes.

O que é glúten?

O Glúten é uma proteína presente no trigo, aveia, centeio, cevada e malte. Para o Celíaco, ingerir alimentos com essas proteínas se torna tóxico para o intestino delgado, causando lesões em sua extensão, impedindo a absorção adequada dos alimentos.

DH- Dermatite Herpetiforme, o que é?

Também conhecida como Doença de Duhring, é uma reação da pele da doença celíaca. Aparecem erupções (bolhas pequenas) cutâneas com sensação de queimadura intensa e coceira, nas regiões dos cotovelos e joelhos, podendo aparecer em outras partes do corpo.

Tratamento para doença celíaca e suas decorrentes.

Uma Dieta sem Glúten é essencial para o celíaco, com alimentos totalmente isentos do glúten, porém os cuidados básicos com a contaminação cruzada dos alimentos deve ser observada e respeitada. Ao comprar alimentos, sempre evitar de comprar a granel, pois nunca se sabe se foram manipulados perto de alimentos que contenham glúten, o que pode ocasionar a contaminação cruzada.

Alimentos naturais em oferta na Natue! Aproveite!

Cuidados Básicos para Evitar a Contaminação Cruzada

  • Lavagem das mão após contato glúten;
  • Uso de utensílios compartilhados de madeira devem ser descartados;
  • Não compartilhar fornos, microondas, liquidificadores onde se tem o contato com o glúten; os mesmos devem ser higienizados antes do uso.
  • Geleias, margarinas, maionese(potes), entre outros, devem ser de uso exclusivo do Celíaco.
  • Cuidados com medicamentos, cosméticos, com rótulos de produtos industrializados, para um cuidado eficaz.

Em outras postagens daremos dicas de outros locais e sites confiáveis para adquirir produtos para manter uma Dieta sem Glúten com um preço acessível.

Não deixe de conferir outras dicas em Nosso Blog e também as Receitas Exclusivas que preparamos pra você!

Categorias: Blog, Doença Celíaca
test

Autor: Simone de Andrade

Simone é editora do site Dicas sem Glúten, cria e adapta receitas e também dá dicas para ajudar as pessoas a terem uma alimentação mais saudável e livre do glúten. É técnica em enfermagem e apaixonada por tudo o que faz.

2 comentários

  1. Maria das Dores says:

    Gostei da forma objetiva como falou do assunto. Sou celíaca e não faço a dieta por não ter acesso aos produtos e qdo encontro são mt caro.

    • Simone de Andrade says:

      Oi Maria, obrigada pelo seu comentário, realmente os produtos sem glúten são bem mais caros que os outros, porém há muitas coisas que podemos fazer em casa e compensa bastante. É isso que procuramos ensinar aqui no site, tanto nas receitas que publicamos, quanto nas dicas que enviamos por e-mail.

      abração.

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *